TV Record sob ataque hacker: saiba como proteger a sua emissora!

A sua emissora está preparada para enfrentar um ataque hacker? Se você não tem uma resposta definitiva para esta pergunta deveria entender melhor os resultados de uma invasão externa, o que está em jogo e como enfrentar este problema.
Media Portal

Media Portal

Compartilhe

Ataque hacker

No dia 8 de outubro de 2022 a TV Record enfrentou o maior ataque hacker a uma emissora de televisão brasileira que se teve notícia. Os efeitos do ataque foram tão devastadores que a programação que estava no ar teve que ser trocada às pressas, comprometendo toda a grade.

Ao que se sabe até agora todos os arquivos da emissora foram sequestrados por um ataque chamado de ransomware, que sequestra os dados até que se pague um resgate aos autores do ataque.

Esse foi o momento em que a programação de sábado foi interrompida precocemente para dar lugar a uma reprise do seriado “Todo Mundo Odeia o Chris”. Segundo fontes publicadas na imprensa os arquivos tiveram que ser buscados às pressas em mídias físicas.

O ataque foi tão grave que comprometeu a edição inédita da “Hora do Faro”, que também teve uma reprise exibida ao invés do programa inédito. Os programas jornalísticos da emissora também foram afetados.

Mas se um ataque hacker consegue atingir uma emissora cabeça de rede com sistemas robustos de segurança, como você deve se prevenir para ataques semelhantes? Veja algumas dicas de especialistas em segurança digital e arquivamento do segmento de broadcast.

ataque hacker tv record

Treine os usuários para identificar um ataque

Geralmente os ataques são realizados por meio de engenharia social, onde os hacker conseguem acesso a uma senha de um usuário de médio ou alto escalão com acesso à rede. Identificar mensagens suspeitas é o primeiro passo para evitar que uma tentativa de acesso seja bem-sucedida.

Não é impossível, mas é bem mais raro o acesso de hackers a sistemas onde eles não tem um login e uma senha de acesso.

Mantenha uma rede off-line

Com a popularidade e a gama de serviços que a internet proporciona é difícil resistir à tentação de acessá-la, por isso é importante ter redes separadas para trafegar o acervo da emissora.

Programas em edição, finalizados e acervo audiovisual devem ficar em uma instância separada, desconectada da rede mundial de computadores. Desta forma, mesmo que a TV sofra com um ataque o material não será afetado.

Mesmo que isso signifique um transtorno no dia a dia manter uma rede off-line garante que nenhum acesso externo será feito. Este pode ser o seu maior aliado em um momento de crise.

Faça backup

Esta dica é quase um mantra. “Faça backup, faça backup, faça backup”. Mas ele é quem pode te salvar de um ataque hacker ou de qualquer outro incidente que afete os sistemas da emissora.

O backup pode ser feito localmente, mas é recomendado manter uma cópia off-line ou em outro local, como uma plataforma em nuvem. No caso de um incêndio, por exemplo, você consegue resgatar o acervo. Afinal de contas, ataque hacker não é o único problema que pode afetar o acervo da sua TV.

Mantenha antivírus atualizados

Essa também é uma dica clássica, mas hackers adoram antivírus desatualizados porque conseguem deixar passar as brechas que eles precisam para invadir os sistemas. Manter o antivírus atualizado é o primeiro passo para evitar um ataque.

Uma outra dica importante é contar com um bom antivírus! Para saber quais são as melhores opções do mercado você pode consultar algumas empresas de segurança que fazem testes com os mais populares softwares de mercado. Um dos mais conceituados é o do AV-Test, um instituto independente de segurança cibernética.

Contrate bons fornecedores

A chave para evitar a perda de material no caso de um incidente é ter bons provedores de serviço que já pensaram de maneira antecipada a um ataque. Múltiplos cenários são pensados com antecedência e um plano de contingência e recuperação pode ser elaborado sob medida para cada tipo de operação.

Por isso fique ligado nos serviços que você está contratando! Nem sempre o mais barato é a melhor opção, pois em caso de problemas não há muito o que fazer após uma invasão…

Aqui na Media Portal você conta com proteção total do seu acervo, seja na rede local ou com redundância em nuvem. No caso de alguma ocorrência você conta com uma equipe experiente e uma empresa com mais de 14 anos de mercado para te ajudar a não sair do ar!

Plano de recuperação de desastres Media Portal

Na Media Portal a sua emissora conta com um plano de prevenção e recuperação de desastres, como um ataque externo ou incidentes como um incêndio.

Caso algum imprevisto afete o seu acervo de mídias você conta com a segurança de poder contar com profissionais qualificados que pensam previamente nos problemas que podem ocorrer e em soluções rápidas.

plugins premium WordPress
Scroll to Top