MAM com transcrição de áudio para texto: você precisa deste recurso?

A transcrição de áudio para texto aplicada em Sistemas de MAM é um dos recursos que mais pode ajudar o usuário a decupar conteúdo e gerar metadados para as mídias
Media Portal

Media Portal

Compartilhe

O MAM (Media Asset Management), além tratar do armazenamento e recuperação, participa de uma parte importante do fluxo de produção de conteúdo. É um processo pelo qual os arquivos de mídia são por vezes editados. Ele também pode incluir a distribuição de arquivos para outras plataformas.

Uma das ferramentas importantes que oferecem uma vantagem competitiva para as emissoras de Rádio e Televisão é o processo pelo qual um áudio é convertido em texto. Isso pode ser útil para quem precisa editar um arquivo de áudio ou para quem precisa pesquisar em uma mídia o ponto exato de uma determinada fala (palavra ou frase).

A transcrição também pode ser útil para criar legendas para vídeos. As legendas são importantes para quem tem deficiência auditiva ou para quem não fala a língua do vídeo. Elas também podem ser úteis para quem está assistindo um vídeo em um lugar onde não é possível tocar o áudio, como no metrô.

Neste artigo vamos abordar uma série de aspectos que você deve considerar em um sistema de gerenciamento de ativos de mídia que conta com o recurso de speech-to-text.

Por que você precisa do MAM com transcrição de áudio para texto?

A humanidade nunca gerou tanta informação quanto agora no século XXI, em especial nos últimos 10 anos. Toda a informação que geramos nos últimos anos é maior do que a que foi produzida em toda a história. A cada ano dobramos o volume de informação gerada e estima-se que em 2021 foram produzidos 350 zettabytes de dados — ou seja, 35 trilhões de gigabytes.

Não é por acaso que vivemos um período conhecido como a 4ª revolução industrial, tida como a Era da Informação. A informação se tornou o novo ouro, e quem detém a maior capacidade de analisar os dados gerados consegue uma significativa vantagem em qualquer mercado que possa ser explorado comercialmente. Não à toa temos tantas empresas focadas em Big Data.

Mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com a transcrição de áudio para texto, certo? Ocorre que nem toda a informação gerada durante um conteúdo audiovisual é explorada. A maior parte dela, praticamente 98%, não é sequer aproveitada. Isso porque a tecnologia não era avançada a ponto de permitir buscas em acervos de mídia, o que acabava gerando um imenso GAP de informação.

Coisas simples, como por exemplo o nome de convidados de um programa, muitas vezes não estavam disponíveis para serem encontrados com facilidade e acabavam se perdendo no meio de tanto conteúdo.

O MAM com transcrição de áudio para texto é uma ferramenta útil para qualquer um que precise converter áudio em texto e gerar um grande volume de dados que possa ser armazenado e encontrado com facilidade. Você pode, por exemplo, decupar um programa que acabou de ser produzido ou ainda legendá-lo para ir ao ar. Ou pegar o seu acervo de vídeos que já está digitalizado e fazer essa tarefa usando a inteligência artificial de um sistema de MAM.

Como o MAM com transcrição de áudio para texto funciona na prática?

A transcrição de áudio para texto é feita automaticamente pelo MAM e pode ser editada posteriormente, caso seja necessário. Isso significa que você pode facilmente gerar metadados precisos e completos para as mídias de áudio e vídeo, sem perder tempo ou esforço.

Isso é possível graças à tecnologia de reconhecimento de voz, que é cada vez mais assertiva e pode ser configurada para trabalhar com diversos sotaques.

Além disso, esse recurso também pode ser configurado para gerar automaticamente documentos integrados ao sistema a partir dos vídeos capturados, o que torna ainda mais fácil encontrar as informações desejadas.

Vantagens competitivas do MAM com transcrição de áudio para texto em relação à concorrência

Os sistemas de MAM com recursos avançados geralmente estão atrelados a fabricantes que fornecerem softwares para emissoras de TV de grande porte. O custo passa a ser uma barreira para emissoras de TV e Rádio que não dispõem de orçamentos milionários para contratar esse tipo de ferramentas.

Com grande esforço de desenvolvimento, investimento e de parcerias a Media Portal conseguiu chegar a um serviço de excelência atrelado a um custo de aquisição que cabe no orçamento de pequenas e médias emissoras.

Com a popularização, emissoras com menor investimento conseguem ter ferramentas antes impossíveis de serem exploradas e deste recurso surgem novas possibilidades de negócio.

Por que o MAM com transcrição de áudio para texto é a solução ideal para sua empresa?

Os benefícios do MAM com transcrição de áudio para texto são muitos e variam desde a melhoria da produtividade até a redução de custos. Aqui estão algumas das principais razões pelas quais o MAM com transcrição de áudio para texto é a solução ideal para sua empresa:

1. Aumente a produtividade
O MAM com transcrição de áudio para texto permite que você capture as conversas em tempo real, sem perder nenhum detalhe importante. Além disso, você pode pesquisar facilmente qualquer palavra ou frase dentro do arquivo de áudio transcrito, o que significa que não precisa perder tempo escutando toda a conversa novamente para decupar ou encontrar uma informação específica.

2. Reduza custos
Gravar e armazenar arquivos de áudio pode ser um processo caro, especialmente se você precisar mantê-los por longos períodos. Com o MAM com transcrição de áudio para texto, você pode reduzir significativamente os custos associados à gravação e armazenamento de arquivos de áudio e vídeo, pois os arquivos decupados são mais  baratos de armazenar do que os arquivos brutos.

3. Melhore a transmissibilidade das informações
As conversas registradas com o MAM com transcrição de áudio para texto podem ser facilmente compartilhadas com outras pessoas por meio de um link ou anexando o arquivo transcrito às mensagens eletrônicas. Isso torna muito mais fácil disseminar as informações relevantes para todos os envolvidos, sempre que necessário.

Essa informação pode ser transformada em um texto que pode ser utilizado em um site ou portal de notícias, contribuindo para o enriquecimento do conteúdo.

4. Oferece flexibilidade
O MAM com transcrição de áudio para texto é extremamente flexível, pois você pode escolher entre vários formatos de arquivo (MP3, WAV, AIFF etc.), taxas de bits e canais. Além disso, ele também suporta a gravação em vários idiomas.

Conclusão

Com o MAM Media Portal a sua emissora conta com o recurso de transcrição de áudio para texto, e pode se beneficiar de uma série de vantagens competitivas no mercado.

É uma funcionalidade que pode auxiliar na gestão de mídias e na produção de conteúdo, trazendo muito mais agilidade e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos à sua audiência.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a obter esses e outros benefícios!

MAM Media Portal

Com o MAM Media Portal a sua emissora conta com um produto 100% brasileiro certificado pela operação das maiores emissoras de TV e rádio do país.

Entre em contato com o nosso time de vendas e conheça as opções que temos para gerenciar os fluxos de vídeos da sua emissora de rádio e TV.

plugins premium WordPress
Scroll to Top