Como proteger sua marca com um sistema de gerenciamento de conteúdo digital DAM – Digital Asset Managment

Entenda como um Digital Media Asset Managment pode te ajudar a proteger a marca de empresas produtoras de conteúdo e as vantagens de ter um DAM na sua operação
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Sua marca é o bem mais valioso da sua empresa ou emissora de Rádio, Televisão, Agência ou Produtora de Vídeo. Ela é a identidade que você cria para sua empresa, produto ou serviço e vai ser reconhecida e servir de referência ao público. Nela que os clientes e potenciais clientes vão associar a você e às suas ofertas, além do seu padrão de qualidade. Por isso, é crucial proteger sua marca e garantir que ela seja veiculada da maneira correta.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é usando um sistema de gerenciamento de conteúdo digital (DAM – Digital Asset Managment). Um DAM permite que você armazene, crie fluxos automáticos de mídias e outros ativos, insira metadados e outras informações relevantes sobre o ativo digital e te ajuda a manter organizado todo o acervo de mídias. Ele também lhe dá controle total sobre como o seu conteúdo é exibido, garantindo que sua marca seja sempre representada da melhor maneira possível.

Neste artigo, vamos mostrar como um DAM pode ajudar a proteger sua marca e garantir que ela seja sempre bem representada online. Vamos abordar os seguintes tópicos:

O que é um DAM?

O DAM, abreviação de Digital Asset Management (Gerenciamento de Ativos Digitais), é um software que ajuda as empresas a organizar, armazenar, publicar e compartilhar suas mídias digitais. Por meio do gerenciamento de conteúdo, as marcas podem melhorar o fluxo de trabalho, controlar o acesso ao conteúdo e preservar os ativos de sua marca.

O DAM é essencial para que as empresas possam se destacar no mercado digital, já que é uma ferramenta integrada que garante que os conteúdos relacionados à marca estejam consistentemente atualizados e sejam acessíveis de qualquer lugar. Além disso, oferece uma experiência de usuário fluida, com velocidades de carga de imagens e conteúdo mais rápidas, encontrando conteúdo com maior facilidade — bem como fazendo a recuperação rápida dos arquivos.

O DAM também oferece uma variedade de soluções, permitindo que as marcas gerenciem seus ativos digitais, aumentem suas capacidades de colaboração e se tornem mais eficientes em suas operações.

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O que são ativos digitais?

Com o surgimento da internet e dos avanços da tecnologia, as empresas estão cada vez mais focadas em como otimizar o gerenciamento e a segurança de seus conteúdos digitais, como mídias, arquivos, imagens e outras informações.

O Digital Asset Managment (DAM) é a uma solução para proteger e gerenciar seus ativos digitais.

Não só isso, ele também fornece uma imagem consistente da marca ao longo das diversas plataformas digitais. Com a tecnologia, é possível proteger a sua marca, facilitar a distribuição de conteúdo e aprimorar a detecção de problemas de maneira muito mais rápida e eficiente.

Por que é importante proteger sua marca?

Muitas empresas que são proprietárias de marca e conteúdos audiovisuais hoje em dia enfrentam o desafio de gerir um alto volume de ativos digitais em formatos diferentes. Os ativos digitais são essencialmente arquivos que contêm conteúdo, mídias e imagens que representam sua marca.

Um sistema de gerenciamento de conteúdo digital DAM, conhecido como Digital Asset Management, é uma ótima maneira de manter, organizar e gerir esses arquivos de maneira eficaz.

O DAM facilita o acesso e a distribuição dos ativos digitais, possibilita que os usuários compartilhem recursos e contribuam para o crescimento da marca, além de otimizar o seu desempenho de SEO (posicionamento em ferramentas de busca como o Google) e de garantir que os dados permaneçam seguros.

O sistema permite aos usuários armazenar, classificar, pesquisar, publicar e analisar os ativos digitais com mais facilidade, inclusive com ferramentas de inteligência artificial, enquanto se beneficiam das novas funcionalidades para gerenciamento de conteúdo. Ao adotar um sistema DAM, você pode proteger a sua marca, melhorar a experiência do usuário e maximizar o seu retorno sobre o investimento de conteúdo.

Os ativos digitais são importantes para uma marca que atualmente estão envolvidos na estratégia de atração de novos públicos e da retenção da audiência atual. Com o surgimento de tecnologias que permitem nichar conteúdo, nos últimos anos surgiram diversos canais de TV paga explorando conteúdo de acervo, como também diversos canais digitais como YouTube e outras redes sociais, onde este conteúdo se torna mais valioso por apelar para a memória afetiva do público contribuindo para a estratégia de brand awareness.

Se você como produtor de conteúdo não explorar o seu acervo certamente alguém o fará, abocanhando uma parcela significativa do retorno que essas mídias podem gerar.

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Por que você precisa de um sistema de gerenciamento de conteúdo digital para proteger e gerenciar a sua marca?

Equipes que fazem a gestão e proteção de marca em geral buscam obter o máximo de eficiência. Muitas vezes são compostas por times enxutos, mas de alta performance. Com isso, está dentro do escopo cumprir prazos apertados e entregar o máximo de resultados com qualidade.

Desta maneira, um DAM pode contribuir para diminuir o tempo gasto com administração, gerenciamento e organização dos ativos de mídia.

Equipes de design podem usar um DAM para gerenciar fluxos automáticos de trabalho, pois lá já conseguem encontrar com facilidade as mídias necessárias e as informações para o desenvolvimento do trabalho.

Equipes comerciais podem concentrar no sistema os materiais desenvolvidos, além de compartilhar os arquivos com times de marketing, inclusive com controle de acesso.

Os editores de vídeo contam com uma ferramenta que agiliza a produção do material e ajuda na segurança dos arquivos que trafegam na rede, além de encontrá-los facilmente independente de quando foram criados ou carregados no banco de dados.

Repórteres e produtores podem realizar a decupagem de material e iniciar a marcação dos cortes sem parar uma ilha de edição, contribuindo para a agilidade e eficiência da produção.

Algumas vantagens que o DAM proporciona

  • Armazenamento de diferentes tipos de arquivos digitais, em especial de mídias (áudio, vídeo, imagens)
  • Digitalização e centralização das diretrizes de marca, facilitando o uso e a obtenção da informação para evitar erros de padrões ou exibição
  • Se o sistema possuir infraestrutura em nuvem servirá como uma fonte de segurança, sincronização e backup de dados
  • Controle das permissões de acesso de acordo com os níveis e o papel na organização
  • Inserção de metadados que são usados ​​para definir, descrever e proteger seus ativos e a marca
  • Manutenção das mídias corretas, mesmo que elas tenham sido atualizadas – com isso a empresa tem a garantia de que a versão correta será utilizada
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Conclusão

Hoje em dia, a proteção de marcas é essencial para qualquer empresa que deseje se manter competitiva no mercado. Com o crescimento da internet, proteger sua marca tornou-se um processo cada vez mais complexo. A Media Portal oferece soluções para gerenciamento e arquivamento de conteúdo digital há mais de 15 anos, ajudando você a proteger seus direitos autorais e aumentar a visibilidade da sua marca online.

Não importa o tamanho da sua emissora de Rádio, Televisão, Agência de Marketing ou Publicidade. Fale com o nosso time de vendas e saiba mais sobre como podemos ajudar empresas de qualquer segmento que precisam organizar e proteger sua marca e ativos digitais.

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