Media Asset Management (MAM) Media Portal - Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Câmara Municipal do Rio de Janeiro – Gestão de Acervo Audiovisual em órgãos públicos

A Media Portal revolucionou a gestão de acervos da Câmara Municipal do Rio, centralizando o controle desde a produção até a guarda permanente. Com fluxos de trabalho otimizados, metadados automáticos e integrações avançadas, o projeto se destaca na eficiência da TV Câmara. A tecnologia MAM Media Portal, IA, e integrações estratégicas são fundamentais para esse case exemplar, posicionando a instituição como referência na gestão audiovisual.
Media Portal

Media Portal

Compartilhe

A Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro enfrentava o desafio complexo de gerenciar seus vastos acervos audiovisuais, de áudio e fotos, tornando-se um cenário propício para a implementação de soluções inovadoras que organizassem todos os ativos em um só ambiente. A Media Portal abraçou esse desafio, proporcionando a gestão eficiente dos assets digitais em mais uma casa legislativa. 

O projeto concentrou-se na TV Câmara, visando gerenciar os ativos desde a fase de captação, produção de conteúdo, até a guarda permanente da produção audiovisual da emissora. Na fase de produção de matérias, a equipe experimentou uma notável agilidade nos processos, com todo o conteúdo ingestado no Media Asset Management (MAM) Media Portal, ficando centralizado e a disponibilização imediata do material para os editores acessarem nas ilhas de edição. Isso não apenas acelerou a produção, mas permitiu a edição “ao vivo” das sessões plenárias, um avanço significativo em relação aos procedimentos anteriores — com a utilização de growing files. 

Fluxos Customizados

A sistematização de diversos fluxos de vídeos e conversões (transcodificação) de mídias proporcionou aos usuários a facilidade de obter o conteúdo desejado em diferentes formatos, seja para a TV Câmara, para o portal ou para as redes sociais, com apenas alguns cliques. Além disso, a inserção automática de metadados, por meio de IA ou pre-sets previamente definidos, aprimorou significativamente a eficácia das pesquisas, permitindo aos usuários filtrarem com maior precisão e obter resultados mais relevantes ao conteúdo buscado. 

A integração efetiva com o sistema legado de armazenamento (ODA), e a implementação de Cloud Storage garantiram a preservação e segurança necessárias ao conteúdo. A equipe do Master (exibição) também colheu benefícios, pois agora se tornou possível enviar os arquivos diretamente do sistema para os exibidores (playouts), assegurando a qualidade necessária. 

O projeto não se limitou aos usuários do MAM, permitindo o acesso ao acervo de vídeos pelo próprio sistema de jornalismo. Os usuários passaram a realizar pesquisas e visualizar o conteúdo de forma independente, em baixa resolução, aprimorando a eficiência do processo de pesquisa e produção de matérias jornalísticas. 

Tecnologias como MAM Media Portal, Módulo de Live Ingest, Módulo de IA, Integração com ODA, Integração com Cloud Storage e Integração com Sistema de Jornalismo foram fundamentais para o sucesso dessa implementação inovadora. A Câmara Municipal do Rio de Janeiro agora desfruta de uma gestão de acervos audiovisuais eficiente e alinhada às demandas contemporâneas, consolidando-se como um case exemplar no cenário legislativo brasileiro.

plugins premium WordPress
Scroll to Top