9 razões para a sua emissora começar a armazenar vídeos em nuvem

Proteger o acervo de vídeos em nuvem hoje em dia não é somente para grandes empresas. Entenda todas as vantagens de guardar seus conteúdos em nuvem, garantindo a proteção de arquivos audiovisuais em serviços de armazenamento cloud com gestão de metadados.
Media Portal

Media Portal

Compartilhe

Uma das maiores preocupações de quem produz muito conteúdo é armazená-lo em um lugar seguro para evitar a perda do material. Com a otimização de recursos nas emissoras de televisão regravar e reeditar produtos que já estavam prontos pode ser uma grande dor de cabeça, além de um retrabalho desnecessário. Neste cenário, enviar vídeos em nuvem pode ser uma ótima solução!

Diariamente milhões de dados são coletados, analisados e guardados em datacenters que gerenciam os recursos com mais eficiência do que em servidores locais ou computadores desktop. Com isso, nos últimos anos, a computação em nuvem ganhou força e se popularizou no mercado, que atualmente conta com preços bem acessíveis.

Uma pesquisa recente da consultoria Frost & Sullivan levantou que 92% das empresas já utilizam serviços em nuvem, mas muitas delas não armazenam os dados como deveriam, abrindo brechas para ações maliciosas de hackers ou simplesmente o descuido e a eventual perda de informações importantes.

Entenda neste artigo porque você deve começar a guardar seu conteúdo em nuvens específicas para emissoras de TV e empresas que produzem conteúdo regularmente, ajudando a melhorar a segurança dos seus dados e a recuperação das mídias.

Custo/benefício de armazenameno de vídeos em nuvem

Todos nós sabemos que realizar backup de muitos dados, em especial arquivos de vídeos que são grandes, nem sempre é barato. Mas nos últimos anos os valores para armazenar uma grande quantidade de dados caiu bastante, ao ponto de ficar mais barato do que comprar diversos discos ou dispositivos físicos de armazenamento — como HDDs, memórias flash ou fitas de backup.

Além de tudo isso, enviar os dados para estes dispositivos leva tempo e não te protege integralmente. Um disco rígido pode apresentar problemas mesmo sem ter sofrido nenhum dano, ocasionando em perda dos dados ou um custo muito alto para uma tentativa de recuperação da informação.

armazenamento de vídeos em nuvem

Segurança

Não é incomum vermos empresas grandes ou órgãos governamentais sendo invadido por hackers. Uma prática comum hoje em dia é o invasor sequestrar os dados, fazendo uma codificação que só é liberada mediante pagamento.

Se a Nasa, o Pentágono e o sistema de saúde da Inglaterra já foram invadidos e tiveram dados roubados dá para imaginar que mesmo com todos os esforços a segurança no ambiente digital não é uma tarefa fácil…

Automação

Contar com uma ferramenta que faça a automação na subida e recuperação dos vídeos é um diferencial para evitar o esquecimento ou a boa vontade de operadores que têm várias outras tarefas no dia a dia.

É superimportante contar com uma ferramenta que organize a fila de transferências dos arquivos com regras como ordem de prioridade e horário de upload, para não sobrecarregar a rede em horários de pico de uso.

Contar com um sistema que faça isso de forma automática pode ser decisor na hora de manter seus vídeos seguros!

Adequação da mídia

Já aconteceu alguma situação em que precisasse parar as ilhas de edição para fazer a transcodificação de arquivos de mídia para manter todos os arquivos em um mesmo padrão?

Já existem ferramentas que fazem essa adequação das mídias com processamento em nuvem. Além da vantagem óbvia de automatizar o processo inteiro existem outros pontos interessantes, como por exemplo trocar o investimento em um equipamento que será subutilizado.

Desta forma você paga somente pelo uso, permitindo fazer uma gestão inteligente dos recursos da sua empresa.

Colaboração

Mesmo que a sua equipe faça backup dos dados será que eles estão colocando esses vídeos no local correto? Os vídeos são acessíveis à equipe? Caso um colaborador com acesso decida deletar o conteúdo a sua nuvem contém recursos de proteção que evitem a perda ou consiga fazer a recuperação dos dados excluídos.

São muitas variáveis que podem ocasionar a perda de conteúdos importantes. Muitas vezes contando apenas com um ou poucos funcionários responsáveis por realizar a gestão destes ativos.

Organização

É importante também com um ambiente que organize as mídias de forma inteligente, com metadados que possibilitem encontrar as mídias corretas em pouco tempo. Caso contrário, em alguns anos será uma tarefa quase impossível acessar o conteúdo armazenado.

Seguro contra desastres

Da forma como os seus vídeos estão armazenados, eles estão seguros caso haja um incêndio, uma enchente ou qualquer outro desastre?

O armazenamento em nuvem já conta com backup redundante. Mesmo que alguma eventualidade ocorra no servidor onde seus dados estão hospedados todo o material já conta com o espelhamento realizado em outro local — geralmente em locais distantes do atual, por vezes até em outros países.

Com isso mesmo que aconteça uma guerra, um terremoto, uma enchente ou ações de vandalismo você vai conseguir recuperar informação de forma segura.

Acesso global

Fazer o backup de vídeos em nuvem garante que você consiga acessá-los de qualquer lugar. Basta apenas ter acesso à internet e um dispositivo para se conectar ao sistema.

Situações como a pandemia de COVID-19 fizeram com que as pessoas não conseguissem ir aos seus ambientes de trabalho. Em um caso como este, guardar seus vídeos na nuvem garantia, por exemplo, que o trabalho fosse feito em home office, recuperando outros conteúdos já produzidos — enriquecendo as produções com imagens de arquivo, por exemplo.

Escalabilidade

Uma das características dos SaaS é possibilidade ser escalável, ou seja, caso você precise consumir mais ou menos recursos pode adaptá-los às suas necessidades. Com isso, você garante a otimização dos recursos de acordo com o tamanho da sua operação.

Guarda de conteúdo em nuvem

Pensando em todas essas vantagens, aliado a um ótimo custo/benefício a Media Portal — empresa referência no mercado de gestão de ativos de mídia — disponibilizou ao mercado audiovisual um produto específico para o armazenamento de mídias em emissoras de TV e produtores de conteúdo em vídeo.

A Guarda de Conteúdo permite que todo o conteúdo audiovisual seja armazenado na nuvem com todas as vantagens listadas acima. Ela é uma solução criada especificamente para empresas que precisam proteger o seu maior patrimônio: o acervo de vídeos.

plugins premium WordPress
Scroll to Top